domingo, 8 de novembro de 2009

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO

Durante aproximadamente dois mil anos a oração ensinada por Jesus tem sido repetida por muitas pessoas quase que diariamente; porém, por fazê-lo de forma mecânica, muito poucas pessoas sabem como aproveitar-se do seu conteúdo para a sua vida, e daquelas que estão ao seu redor. Aqueles que conseguem entender o seu sentido e apropriar-se dele, passam a dispor de uma forte arma espiritual, capaz de mudar realidades de derrota e impossibilidades em vitórias e bênçãos.

Jesus inicia dizendo: "Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome." Tal trecho nos lembra que devemos conduzir a nossa vida com palavras de adoração e gratidão permanentes ao Senhor. Aqueles que vivem resmungando e queixando-se dos problemas o tempo todo, barram as bênçãos dos céus e impedem Deus de agir em seu favor. Mas, ao contrário, lábios gratos e adoradores do Senhor, mesmo em meio a provações e dificuldades, são aqueles que destravam o moves da mão do Senhor sobre as suas vidas.

"Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus". Esta é a frase que Deus espera ouvir de nós para comandar os seus anjos a trabalhares em nosso favor, em favor da nosa família e da realidade que nos cerca em nossa cidade, estado, país, ou até mesmo no mundo. Na criação, Deus deu ao homem o domínio sobre todas as coisas, mas esse domínio sofreu uma brecha para a ação de Lúcifer no mundo, quando Adão e Eva deram ouvidos à sua voz incorporada na serpente. Tal domínio não foi revogado, como nos afirma o Salmo 8, e é por isso que Jesus nos ensinou a pedirmos a vinda das coisas do Reino de Deus sobre as situações da terra, a fim de que a Vontade do Pai se cumpra na sua plenitude. Enquanto não clamarmos, pedirmos, infelizmente a realidade não se modificará. Essa é a razão porque devemos orar, e orar sem cessar, como ensina Paulo.

"O pão nosso de cada dia nos dá hoje." É licito pedirmos a provisão divina para as coisas materiais referentes ao nosso sustento, e Deus se agrada em nos abençoar materialmente. Não foi sem razão que Jesus nos mandou pedir ao Pai.

"Perdoa as nossas dívidas, assim como nos temos perdoado aos nossos devedores". Como é difícil perdoar! É muito mais fácil ruminarmos as nossas mágoas, assentarmo-nos sobre a nossa razão, e granjearmos a simpatia e a pena daqueles à nossa volta. Mas é vital entendermos que se não perdoarmos os nossos semelhantes, Deus, do mesmo modo, fica impedido de perdoar-nos. Se quisermos andar vitoriosos, devemos aprender a praticar o perdão.

"E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal." Ninguém pense estar de pé somente pela sua força, mas é necessário confessarmos a nossa fraqueza ao Senhor, e pedirmos a Ele que nos sustente, e nos mantenha em Sua presença, mesmo em meio a tentações, pois "o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar". Somente Jesus tem força e autoridade para confrontar o adversário, e é por isso que somente na Sua força que podemos sair vitoriosos diante das "astutas ciladas do diabo", e é a vitória de Jesus que nos dá confiança para afirmarmos que em nós está a "autoridade para pisarmos serpentes e escorpiões, e todo o poder do maligno, e que nenhum dano nos será feito."

Oremos, conforme o Senhor Jesus nos ensinou, e esta chave de vitória começará a abrir portas onde enxergamos somente trancas intransponíveis.
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário