domingo, 11 de outubro de 2009

O seu passado determinaria o seu futuro?

A resposta para esta pergunta é TALVEZ! Ou seja, o seu passado (ou origem), seja ele bom ou ruim, pode sim, não determinar, mas influenciar o seu futuro. É certo que toda a sua experiência de vida tem um peso considerável sobre o seu comportamento, ou estado atual, porém não é algo determinante.

Não é raro percebermos que um sem número de pessoas por nós conhecidas, e que amamos, sofrem até hoje as agruras do passado como marcas estampadas em seu comportamento e modo de vida. Aquelas que foram muito machucadas em seus sentimentos tendem a ser menos sensíveis às sensibilidades dos outros; já outras, que cresceram envolvidas por palavras de desestímulo, costumam fracassar naquilo que intentam fazer. A razão para isso é que experiências e palavras negativas ficam registradas na mente, como uma programação de computador, conduzindo ao insucesso, insatisfação e infelicidade.

Mas isso, apesar de ser o lugar comum, não precisa ser uma realidade na sua vida. Creia, você, a despeito de qualquer sofrimento do passado, pode dar a volta por cima e realizar-se na área em que sofreu aflição; e mais, pode tornar-se referência para outros que estão a viver experiências desagradáveis.

A Bíblia apresenta uma história no livro de Juízes, cap. 11 que pode ser apresentada como exemplo categórico do que é "dar a volta por cima". Conta-nos o texto que havia um rapaz desprezado por todos os seus irmãos, parentes e vizinhos; esse homem se chamava Jefté, e era filho de uma prostituta; por essa razão, era discriminado e foi expulso do lugar onde vivia. Pois bem, Jefté era, segundo a Bíblia um guerreiro valente, e quando aquela localidade foi atacada pelo povo chamado amonita, os seus moradores não pensaram em outra pessoa para liderá-los melhor que Jefté.

Jefté, diante do convite, não ficou lançando no rosto do povo os maltratos que sofrera, mas aproveitou-se da ocasião para exigir tornar-se governante de Gileade, o que de fato aconteceu após a vitória contra os amonitas, quando ele liderou os israelitas como seu general.

Não aceite a influência do seu passado, mas, aliado ao Deus de Israel, construa o seu presente e determine o seu futuro com olhos de fé na vitória e na realização. Determine-se a superar qualquer trauma ou dificuldade, e será vencedor.
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário