terça-feira, 6 de outubro de 2009

A velhice está na cabeça

É incrível como o ser humano tende a acomodar-se com o passar dos anos, e começa a perder o vigor e desistir dos seus sonhos! Não é sem razão que os problemas de ordem psiquiátrica, como a depressão, são aqueles que mais aumentam no mundo, e tem levado muitas pessoas à morte, inclusive nos países mais ricos, onde o número de suicídios não decresce, inclusive entre os mais jovens.

Quando perdemos a capacidade de sonhar e projetar a sua realização, estagnamos e perdemos o sentido para a vida. Quando não temos mais nada a conquistar, ou até mesmo a fazer a favor dos outros, morremos e começamos a matar aqueles que nos cercam e nos amam, pois passam a compartilhar do nosso sofrimento.

Lembro-me agora da história do herói bíblico Calebe, que aos oitenta anos pediu a Josué a porção que lhe cabia na Terra Prometida, afirmando que se sentia tão forte e capaz quanto era quando tinha quarenta anos. O segredo da vitalidade de Calebe era que ele, além de amar intensamente o Deus de Israel, por todos os dias da sua vida sonhou e projetou a sua entrada na terra de Canaã. Esse era o motor que o compelia a prosseguir.

O Profeta Joel, no seu capítulo 2.28 a 32 nos ensina uma receita maravilhosa, de duas partes, para a manutenção do ânimo e da disposição: a primeira está no reconhecimento e recebimento do Espírito do Senhor (Espírito Santo) em nossa vida; a segunda, está em mantermo-nos sonhando, não importa qual seja a nossa idade. O sonho é o motivo que nos estimula a prosseguirmos a cada dia; a presença de Deus em nossa vida, é como o combustível que nos impulsiona para a frente, sem nos prostrarmos caídos e desanimados.

Prossigamos, cheios da presença de Deus, e jamais nos sentiremos velhosou derrotados!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário