quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AMOR E FIDELIDADE QUE LEVAM AO AUMENTO DA UNÇÃO

Ainda falando sobre amor e fidelidade, há outra história bíblica relacionada a essas características que envolvem dois personagens bíblicos: trata-se do relacionamento entre o mestre Elias e o discípulo Eliseu. Tal relato está registrado nos livros de I e II Reis.

Primeiro, vemos Eliseu abandonar tudo o que possuia, a sua família, o seu trabalho, e todos os seus sonhos, para servir como ajudante e aprendiz de profeta para Elias. Conta-nos a Bíblia que Eliseu estava arando a terra com doze parelhas de bois (24 bois), quando o Profeta Elias o chamou para segui-lo; imediatamente Eliseu foi despedir-se de seus pais, destruiu o equipamento de arar para fazer lenha, matou os bois e cozinhou-os, e deu a carne para os seus vizinhos comerem.

Assim começou o ministério de Eliseu: servindo a Elias, e sendo um mero assistente de profeta, sem nenhum reconhecimento ou fama, ou ainda ganho material.

Como é difícil encontrarmos alguém disposto a servir-nos ministerialmente sendo o segundo, ou não estando em evidência, principalmente quando o nosso ministério ainda é pequeno e sem reconhecimento! O normal é que o discípulo, com pouco tempo, seduzido por fama e dinheiro, tente alçar vôo próprio, e vire as costas àquele que o treinou e discipulou.

Mas Eliseu deu-nos ainda outra mostra de despojamento: quando o ministério de Elias chegou ao fim e ele seria arrebatado, Eliseu, mesmo sabendo que seria o sucessor natural, e com a possibilidade de iniciar o seu ministério como principal profeta de Israel imediatamente, decidiu permancer fiel a Elias até os últimos instantes, renunciando a qualquer vaidade ou ambição pessoal. Elias ainda insistiu para que fosse deixado sozinho, porém, eliseu foi irredutível em sua fidelidade.

Perceba que Eliseu, além de servir a Elias, buscou aprender tudo o que podia com o seu mestre. E diante da pergunta acerca do que desejaria lhe pedir, o jovem profeta Eliseu, indo além, pediu-lhe,  que Elias lhe concedesse ser o seu herdeiro da sua unção profética.

E assim se sucedeu com Eliseu: tornou-se não somente o sucessor, mas também o herdeiro da unção pessoal que o Senhor tinha derramado sobre a vida do seu mestre Elias. Vale a pena amar e ser fiel!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário