domingo, 6 de setembro de 2009

A RECOMPENSA DA FIDELIDADE E DO AMOR

Meus queridos leitores, duas características muito raras de encontrarmos nos nossos dias são a fidelidade e o amor; seja para com Deus, seja para com as outras pessoas. A nossa era tem sido tristemente marcada pelos traços profetizados pelo Senhor Jesus: o esfriamento do amor e a traição e o ódio de uns pelos outros.

Quando leio o livro de Rute, fico impressionado com o bom caráter daquela mulher, uma moabita que perdeu o seu marido ainda muito jovem, e optou por acompanhar e sustentar a sua velha sogra, mesmo quando poderia voltar para o meio do seu povo e encontrar um novo marido. Noemi ainda lhe disse: "veja, sua concunhada para o seu povo e para o seu deus", mas Rute permaneceu irredutível em su propósito em servi-la.

Primeiro, vemos que Rute decidiu ser fiel a Noemi, acompanhando-a no seu retorno a Judá para o meio dos seus parentes. Ela não poderia abandonar a sua sogra, já idosa, desamparada e ao léu, já que todos os seus parentes próximos haviam falecido. Certamente, o destino daquela mulher seria muito triste, pois iria padecer necessidade e todo o tipo de carência material e sentimental; tamanha era a tristeza daquela mulher, que Noemi pediu aos seus conhecidos, ao chegar em Judá para ser chamada de Mara (amarga).

Segundo, podemos observar que Rute praticou de forma extrema o amor, já que era moça ainda nova, e poderia encontrar outro marido. Ainda assim, abriu mão da própria felicidade para promover a felicidade de Noemi. Esse é o verdadeiro amor ensinado por Jesus, que coloca o bem estar do ser amado acima do seu próprio.

Mas o Senhor não fica devendo nada a ninguém, por isso é que ele nos diz que, quando abrimos mão de qualquer coisa, sejam bens, sejam relacionamentos, ele nos retribui cem vezes mais. Por essa razão, uma surpresa aguardava Rute em Judá por servir e amar sua sogra: enquanto catava as sobras das colheitas de Boaz, um homem muito rico, aquela jovem chamou a atenção daquele homem, que, de tão impressionado, veio a tomá-la como sua esposa.

Rute passa, da situação de viuva pobre, para a nobre condição de esposa de um dos homens mais ricos da sua epoca; e mais, o Senhor a recompensou ainda mais tremendamente, pois fez dela a bisavó do Rei Davi, e uma das antepassadas do Senhor Jesus Cristo. Que glória lhe touxeram a prática do amor e da fidelidade.

Quando aprendermos com e exemplo de rute, creia, nossas vidas serão transformadas de glória em glória, e de vitória em vitória.
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário