sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A RESTAURAÇÃO DA MENTE

O senhor Deus, quando criou Adão, deu-lhe uma mente altamente criativa e capaz de dominar as situações que se apresentassem diante de si no mundo sobre o qual o constituíra para dominar; não foi à toa que  ele foi capaz de dar nome a todas as coisas criadas. A própria ciência, tão cética quanto às afirmações bíblicas, já concluiu que o ser humano, por mais inteligente que seja, só consegue usar, no máximo 10% da sua capacidade cerebral.

A redução da capacidade mental humana iniciou-se imediatamente após o pecado de Adão e Eva, como  resultado de haverem eles submetido o seu raciocínio às sugestões e influências da serpente. Tristemente, ao invés de conseguirem ser como Deus, tornaram-se semelhantes à natureza de Satanás, expondo-se a todo o tipo de sugestões de origem infernal, como: medo, insegurança, incredulidade e outros sentimentos que levam a um afastamento cada vez maior do Criador, e à morte eterna.

É por essa razão que não conseguimos, muitas vezes, ver que o Senhor está pronto a lutar as nossas lutas e dar-nos a vitória, a exemplo do povo de Israel, quando recebeu a notícia dos espias enviados à terra prometida. Eles só conseguiam enxergar o quadro mental do poder dos adversários e a derrota que se fixara em seus pensamentos; mesmo com a insistência de Josué e Calebe, não houve jeito de mudar o quadro de derrota e desespero que se formara em sua mente. Para os israelitas, voltar ao cativeiro do Egito era a única opção viável; eles estavam presos dentro daquele quadro mental. Por essa razão, vagaram por quarenta anos no deserto, e lá morreram todos, todos aqueles que não ousaram crer na vitória que o Senhor lhes apresentava.

Nós não somos diferentes do povo de Israel, queridos; na dificuldade, nossa primeira tendência é perguntar: "porque, Senhor, isto está contecendo comigo?". A nossa mente não reformada, leva-nos a murmurar e questionar a ausência da manifestação da presença de Deus nas nossa vida.

Mas percebam que conselho maravilhoso o apóstolo paulo nos dá em Romanos 12.2: " Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Ou seja, somos orientados a pensar com uma mente renovada pelo Espírito Santo, a meditar, ruminar, conforme a orientação da Palavra em nós implantada por meio do seu Espírito.

O Senhor, para operar em nossas vidas, em um nível que possamos experimentar a sua vontade plena para nós, precisa que tenhamos uma mente que pense em concordância com a d'Ele, que projete e sonhe conforme os Seus sonhos, como exposto em Joel 2.28 e Filipenses 4.7.

 Reconheço que não é fácil, mas quando conseguirmos raciocinar segundo o padrão de Deus, todas as coisas em nossas vidas mudarão, ainda que os céus pareçam estar fechados sobre as nossas cabeças, e não haja aparência de mudança, os milagres nos seguirão, as mudanças ocorrerão e transbordaremos nas bênçãos celestiais de vitória em vitória. TENTEMOS, PERSISTAMOS, TEIMEMOS EM PROSSEGUIR, E PENSEMOS, E PROFETIZEMOS CONFORME O QUE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA! COLHAMOS A VITÓRIA; PRIMEIRO, EM NOSSO INTERIOR, E CONSEGUIREMOS CONTEMPLÁ-LA NO MUNDO FÍSICO!
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário