terça-feira, 1 de setembro de 2009

O QUE EXPERIMENTAM OS RADICAIS

Queridos leitores, o livro de Atos nos seus capitulos 8.26-40 e 9, nos apresenta a história de dois radicais. Eu, particularmente, gosto muito de pessoas radicais, pois elas são daquele tipo que mergulha de cabeça nas coisas. Quando estão experimentando as coisas do mundo, são as que mais aparecem, mas quando passam por um processo de conversão à fé no Senhor Jesus Cristo, da mesma forma, fazem-no sem limitações ou reservas; Deus passa a ser tudo nas suas vidas. Assim foram os dois personagens dos dois relatos bíblicos dos textos mencionados.

O primeiro deles era um oficial da Etiopia, encarregado da guarda dos tesouros da rainha daquele país. Conta-nos a Bíblia que ele viajava assentado em sua carruagem, voltando de Jerusalém paraa sua casa (tinha ido adorar a Deus). A sua fome pelas coisas do Senhor era tão grande, que o homem lia o livro do profeta Isaías enquanto viajava. Essa fome e desejo pelas coisas de Deus foi recompensada pelo Pai enviando Filipe ao seu encontro para ensinar-lhe o que significava a passagem lida. Após receber  a explicação, o etíope, imediatamente, entregou a sua vida a Jesus e exigiu que Filipe o batizasse ali mesmo, na estrada. Isso é que é sede por Deus! Houve uma mudança radical na vida daquele homem, que, certamente, levou a mensagem da salvação a todos os que com ele conviviam na sua terra.

Em seguida a essa narrativa, já no capítulo 9, o Espírito Santo, creio que propositalmente, leva Lucas a descrever a conversão de Saulo. Este era um religioso que sempre tivera muito zelo pelas coisas do seu Deus, zelo esse que o levara a prender e a comandar a morte de judeus crentes em Yeshua. Saulo era um radical por natureza! E, coincidentemente, a exemplo do personagem anterior, também estava viajando (para a cidade de Damasco, a fim de prender os crentes), quando avistou uma luz vinda do céu, que lhe falava. Eta, que experiência fantástica! Lançado ao chão do seu cavalo, Saulo conversou com Jesus, e teve a sua vida transformada, nascendo de novo naquele instante.


Após aquele encontro com o Salvador, Saulo mudou radicalmente de vida, passando de perseguidor de crentes, a pregador da Palavra da Vida, e perseguido por amor à sua fé, vindo a fundar dezenas de igrejas, e a conduzir milhares de descrentes a um relacionamento íntimo com o Senhor Jesus Cristo.

O que é que está havendo em nossos dias? Não consigo compreender, sinceramente, pois, por mais que as igrejas estejam cheias, boa parte das pessoas não conseguem afirmar-se no Caminho, são, muitas vezes, rebeldes ao Senhor e aos seus pastores. Isso quando não levam uma vida dupla, sendo religiosos perfeitos, que frequentam os cultos e atividades da igreja, mas, no seu íntimo, continuam escravos das suas vontades e fazendo o que bem se lhes sugerem os seus desejos mais sujos. Da porta da igreja para fora, são como os demais indivíduos que nunca ouviram falar em Jesus.

Essa palavra não se aplica somente às ovelhas, mas também a muitos líderes, inclusive (pastores, bispos, apóstolos, ou outras funcões ministeriais) que sequer conhecem Aquele a quem pregam diante dos seus liderados. À Igreja de Laodicéia, em Apocalipse 3.14-22, o Senhor alerta que está prestes a "vomitá-la da sua boca" e chama-a a um arrependimento.

A Igreja necessita, urgentemente, que surjam em nosso meio muitos líderes radicais, ovelhas radicais aos montes. Ou seja, necessitamos, urgentemente, de um avivamento onde aprendamos a gemer e achorar de arrependimento pelos nossos pecados, e a clamar pelo enchimento do Espírito Santo de forma ilimitada. Isso, querido, levará você a um avivamento, e o Senhor o usará como um radical para avivar a Igreja dos nossos dias.
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário